Desenvolvedores: Como aprender o SharePoint?

ATUALIZAÇÃO: 04/25/08: Estava pegando alguns posts do blog e encontrei um link para este artigo: http://www.networkworld.com/news/2008/032608-microsoft-sharepoint.html?page=1. Eu faço nota disso porque além de pedir, "como aprender sharepoint?", algumas pessoas perguntam "por que deveria eu aprender sharepoint?". Esse artigo parcialmente responde mais tarde.

Nos últimos meses vários, uma dúzia ou mais de gente de todo o planeta foram enviando-me e a fazer a pergunta geral, "Como aprender SharePoint?"

Eu estou quase não autoritativo, Mas eu tive algum sucesso (e tentando melhor o tempo todo) Então eu pensei que eu seria documentar meu mapa pessoal. Outros podem achar que é valioso.

Antes de fazer isso, Só quero observar que é óbvio para mim, com base nestes e-mails pessoais e do número ainda maior de MSDN / Universidade de SharePoint posts da mesma natureza, que há interesse dos desenvolvedores enorme para chegar até a velocidade com WSS/MOSS. Gostaria de saber o que vai ser um ano a partir de agora … mais fácil encontrar bons talentos do SharePoint? O mesmo? São pessoas comprometendo-se para a plataforma a um ritmo suficiente para acompanhar a demanda por bons recursos? Como poderia você mesmo descobrir algo assim falta um WAG?

Roteiro de Paul

Eu era empregado pelo povo bom em Conchango, enquanto segui este roteiro em tempo integral. Isso significa que, numa perspectiva de aprendizagem, Estava ativamente envolvida em projetos como eu segui os passos que esboço abaixo.

Alguns termos básicos

Para as pessoas que entram neste mundo, Existem duas principais siglas:

  • WSS: Windows SharePoint Services
  • MUSGO: Microsoft Office SharePoint Server

WSS é "livre" em que é incluído com o windows server 2003 (ou pelo menos pode ser baixado do MS). Eu coloquei entre aspas por aí à solta, porque você precisa de uma caixa, uma licença válida do / s e, provavelmente, SQL (Apesar de haver a "grátis" tipo de SQL também).

MOSS é construído em cima do WSS e estende-lo. Não há nenhum musgo sem WSS. MOSS não é livre.

Talvez não um dia, Mas logo depois que você tem alguma familiaridade básica com a plataforma, é importante aprender as diferenças. Por exemplo, uma poderosa web part, a Web Part de consulta de conteúdo, é uma característica MOSS e WSS não disponível. As pessoas muitas vezes fazem a suposição incorreta que o CQWP está disponível no WSS e acabam lutando por uma medida paliativa, quando percebem seu erro.

Ler os livros

Comecei a trabalhar com WSS/MOSS em sobre 01/02/2007. Eu tinha um pouco de experiência prévio com SPS 2003 Mas muito pouco. Para me começou, Eu comprei o dois livros listados aqui (http://paulgalvin.spaces.live.com/lists/cns!1CC1EDB3DAA9B8AA!203/).

Eu comecei com o livro de administração azul grande. Naturalmente, que abrange a administração. Ao mesmo tempo, Ele fornece um levantamento de todos os recursos do MOSS (e recursos WSS também).

Para mim, Não é tão importante lembrar todos os detalhes de vários (até que é hora de obter a certificação) Mas é bom saber os limites. (Eu sigo essa mesma abordagem no primeiro tiro que eu jogo no xbox ou PC — Eu entrar em uma sala e tendem a fazer um laço anti-horário até voltar onde comecei. Sinto-me melhor sabendo que a forma da caixa em que estou.)

Depois de ler o livro azul grande, Li todo o livro dentro do WSS. Ele mergulha profundamente questões de cuidados que os desenvolvedores mais sobre.

Criar um ambiente Virtual

Para fazer qualquer desenvolvimento ou utilizar adequadamente o ambiente, Você precisa de um sistema de operacional completo soprado windows server com o SharePoint Designer, Visual Studio 2005 (2008 obras, Mas algumas ferramentas úteis ainda a ser portado a redação deste artigo), InfoPath 2007 e outras coisas. Existem muitas entradas de blog bom descrever esse processo. Tenho um olhar para estes dois:

Além disso, Andrew Connell compartilhou suas experiências com o VMWare aqui:

Use seu motor de busca favorito para ver o que outras pessoas fazem. É um exercício de aprendizagem úteis em e de si mesmo.

Gaste alguns minutos irritadamente, denunciando o fato de que você precisa de um ambiente de servidor no qual deseja fazer o desenvolvimento. Mas … Não se incomode de blogar sobre isso ou postá-lo nos fóruns do MSDN. It’s already been done 🙂. Em vez disso, abraçá-la e seguir em frente. Você vai ser melhor para ele.

Obter a certificação

Eu acredito que o caminho de certificação MS SharePoint, que consiste em quatro exames, é exaustiva. Sugiro que você siga o seu guia de preparação on-line e fazer o seu melhor para entender cada uma das áreas do teste.

EU Não Sugiro que façam o exame só para passá-lo. EU Não Sugiro que você use um do despejo do cérebro"" 3ª festa "ferramentas de estilo" para passar os testes de MS. Se você pode fazer o teste, passe que ele com base em uma combinação de seu próprio dirigido estudo e experiência hands-on, Você vai ser um candidato mais forte de desenvolvedor e trabalho para isso.

Existem quatro testes em duas "pistas":

Desenvolvedor:

Admin:

Eu recomendo que os desenvolvedores estudem para todos estes exames. Você vai ser forte para eles, no entanto, suponho que se você pulou as exames de admin, você obteria.

Encontrei a versão WSS seja consideravelmente mais desafiador do que as versões correspondentes do MOSS, para minha surpresa. Estive recentemente em uma classe e vários outros fizeram o mesmo ponto.

Enquanto eu estava estudando para o 70-542 exame (Desenvolvimento de musgo) Segui meus recursos de estudo. Estes podem ser úteis para você também: http://paulgalvin.spaces.live.com/Blog/cns!1CC1EDB3DAA9B8AA!192.entry

Conecte-se à Comunidade

A comunidade de SharePoint é vibrante, forte e crescendo maiores o tempo todo.

Você quer olhar para o seguinte para iniciar:

  • Blogues
  • Fóruns
  • CodePlex
  • Twitter

Blogues

Se você não entende de RSS, parar tudo e aprendê-la. Vai demorar 10 minutos para aprendê-la, Talvez outro 10 minutos para encontrar um web com base de leitor de RSS (Eu gosto leitor do google, www.Google.com/Reader).

Start by adding this blog to your RSS reader 🙂

Próximo, Adicionar www.sharepointblogs.com ao seu leitor. Eles agregam muitos blogs em um único feed.

Ao longo do tempo, Você vai encontrar blogs que não são agregados assim. Só adicioná-los individualmente.

Eu assino alguns dúzia de blogs que eu já se acumulam ao longo do último ano. Se você quiser, Posso exportar minha lista e enviar e-mail.

Eventualmente, Você pode querer começar o seu próprio blog. Pessoalmente, acho que uma série de entradas de blog descrevendo um "novato" progresso do WSS/MOSS seria uma série interessante de aprendizagem. Eu queria que ter feito isso mesmo.

Fóruns

Participo ativamente de dois grupos do fórum: MSDN e Universidade de SharePoint.

Fóruns são excelentes lugares para aprender. As pessoas fazem perguntas que vão desde o simples ("Como criar uma coluna de site") para o pânico ("Meu servidor é baixo!") para perguntas mais hipotéticas de design.

Uma vez que você obter um sabor do ambiente, Aventure-se e começar a responder. Curto de interagir diretamente com um cliente, Não há nada melhor do que isto para mãos na experiência.

CodePlex

Ir para www.codeplex.com.

Verifique-o para fora e pesquisa para projetos do SharePoint.

Subscrever o resumo diário que CodePlex feed no seu leitor de feeds.

Adicione quaisquer novos projetos do SharePoint para o seu leitor de feeds.

Eventualmente, Depois de ler os fóruns e enfrentar seus próprios demônios WSS/MOSS, Considere colocar juntos seu próprio projeto do codeplex.

Twitter

Enquanto escrevo esta entrada de blog, muita gente de SharePoint começaram a usar Twitter.

É difícil caracterizar o Twitter. Você só vai ter que ver você mesmo.

Conclusão

Isso quebra o meu roteiro e me faz atual. Eu só comecei a usar o Twitter há duas semanas.

WSS/MOSS é uma plataforma muito legal e a Comunidade está crescendo o tempo todo. Usar recursos comunitários para melhorar suas habilidades e aproveitar a viagem!

</fim>

Subscreva ao meu blog.

3 pensamentos "Desenvolvedores: Como aprender o SharePoint?

  1. Sonu devgan

    caro piz deixe-me saber que posso fazer no XP do WSS se sim como eu posso & Quais são os outros requisitos fo WSS
    é que você tem ebook piz me mail
    pelo thanx para suas sugestões

    Resposta

Deixar uma resposta

seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *